O morangueiro é uma cultura originária de clima temperado adaptada à diferentes regiões do Brasil. Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal e Santa Catarina são os principais estados produtores desta fruta, embora o cultivo do morangueiro esteja expandindo para regiões não tradicionais.
O cultivo do morangueiro demanda práticas culturais elaboradas e aporte nutricional adequado para viabilizar seu cultivo.

O potássio é um dos macronutrientes mais requeridos pelas plantas, atuando diretamente na translocação de fotoassimilados, favorecendo o tamanho, a textura e as características organolépticas do morango. Além disso, baixos teores de potássio estão associados ao aumento da incidência dos fungos Verticillium, Pythium, Phytophthora e Rhizoctonia.
Avaliamos o efeito do fornecimento de potássio via foliar na firmeza, acidez titulável (AT), sólidos solúveis totais (SST), massa fresca (MF), comprimento, diâmetro e coloração de morangueiros cultivar Albión após 4 aplicações de Engorde K com intervalos de 7 dias. O Engorde K é um fertilizante foliar a base de Potássio complexado pelo aminoácido glicina, que confere maior absorção e translocação do nutriente via folha.
Os resultados demostram que frutos tratados com Engorde K apresentaram maior firmeza, massa fresca, tamanho (comprimento e diâmetro) e coloração vermelha intensa, evidenciada pelos parâmetro de luminosidade (L*) e cromaticidade (C*) dos frutos.

Abrir
Precisa de ajuda?
WhatsApp Aqua do Brasil
Olá. Podemos ajudar você?